Porém, os cinco membros do colegiado ainda não começaram a analisar o mérito da questão. O primeiro dia de julgamento foi destinado para a manifestação das defesas dos acusados e análise das preliminares - pedidos das defesas para que os ministros avaliem possíveis irregularidades no processo. Como essa análise foi mais longa do que o previsto, Zanin decidiu encerrar os trabalhos.
A análise do caso será retomada nesta quarta-feira (26), a partir das 9h30, com o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, votarão, nesta ordem, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por fim, Cristiano Zanin. A previsão inicial é que o julgamento seja encerrado por volta de meio-dia.
Nesta terça-feira (25), a Primeira Turma rejeitou todas as cinco preliminares requeridas pelos advogados:
Quase todos os pedidos foram rejeitados por unanimidade. Apenas o ministro Luiz Fux divergiu dos demais colegas sobre transferir o caso para o plenário do Supremo.
O julgamento, que também já teve a leitura do relatório por Moraes e a manifestações das defesas, começou às 9h45 desta terça-feira e envolve os seguinte acusados:
O grupo é acusado de cometer crimes cujos as penas somadas podem chegar a 43 anos e quatro meses de prisão em função de agravantes. Confira a seguir os crimes e as penas para cada um: