O período para solicitar a autorização da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 será entre 14 e 25 de abril.
A autorização da taxa de inscrição deve ser solicitada exclusivamente pela Página do Participante , com o login exclusivo do portal de serviços do governo federal, o Gov.br.
Para solicitar a autorização de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e os dados de nascimento. Os dados pessoais devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê gratuidade para:
Com base nesta lista, os candidatos deverão comprovar o cumprimento dos requisitos para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem.
Os documentos aceitos para a solicitação de gratuidade estão descritos no Anexo II do edital . Entre eles, a declaração escolar que comprove estar cursando a última série do ensino médio em 2025, na rede pública; e comprovante da renda declarada.
O candidato que teve a gratificação da taxa de inscrição do Enem do ano passado, mas não compareceu a um ou dois dias de provas, na edição de 2024, e ainda quer participar da edição de 2025 gratuitamente terá que exigir a ausência.
De acordo com o edital , o prazo para fazer a justificativa será o mesmo do pedido de autorização da taxa de inscrição: de 14 até às 23h59 de 25 de abril.
A justificativa de ausência no Enem 2024 é realizada no mesmo sistema de solicitação de autorização da taxa de inscrição, na Página do Participante .
O Inep alerta que não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis do candidato.
Em 12 de maio, o Inep divulgará os resultados das concessões de isenção de impostos e, também, foram aceitas as justificativas de ausência em 2024 para nova gratuidade.
O período de recursos será entre 12 a 16 de maio. O resultado dos recursos sairá em 22 de maio.
Somente após este cronograma, o MEC abrirá o período oficial de inscrições na edição deste ano do Enem. Ainda será publicado um edital específico com as datas e regras.
Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia anualmente o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem apenas para autoavaliação de conhecimentos.
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação , como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de ensino superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros específicos em cursar a educação superior naquele país.
O exame também é aplicado a pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas , em dados diferentes do Enem regular.